Instituição Ensino Ex-Aluno Blogs Aluno Em Foco Mural Contato
"COLÉGIO ATENAS, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!"
DICAS DE QUEM SE SAIU BEM NO ENEM - 2016 Professora Bárbara Helena Rabelo
09.02.2017:
Nome: Júlia Bernardes Vieira Idade: 17 anos Nota do Enem 2016: 960

Preparo durante o ano: Por não ter facilidade para escrever, precisei treinar muito. Durante o primeiro semestre do ano, eu foquei em me manter informada sobre as atualidades assistindo ao jornal diário e lendo revistas. Além disso, me comprometi em fazer de 3 a 4 redações por semana, pesquisava os temas mais cotados na internet para escrever em casa. Procurei ler redações que receberam nota mil para perceber a técnica utilizada por esses alunos, também pesquisava citações de grandes pensadores e conteúdos de outras matérias para usar como interdisciplinaridade. Por fim, fazer um esquema antes de escrever é essencial para organizar os argumentos.
No momento da prova: Quando recebi o caderno de prova, fiquei muito feliz por já ter escrito sobre aquele assunto. Primeiramente, li os textos motivadores para ter uma ideia de qual caminho seguir e escrevi os tópicos que ia abordar em cada parágrafo. Depois de terminar o rascunho, fiz algumas questões da prova. Na hora de passar a limp,o li o rascunho à procura de erros e de melhorar algumas partes, contudo sem comprometer meu tempo. Ao terminar a prova, aproveitei os últimos minutos relendo a redação pronta para garantir que não tinha esquecido acentos e vírgulas.
Recadinho para quem vai fazer o ENEM:Desejo toda a sorte e seu tenha certeza de que esforço será recompensado!

Nome: Eduarda Betiati Menegazzo Idade: 17 anos Nota do ENEM 2016: 960

Preparo durante o ano: Desde o instante em que entrei para o Ensino Médio, percebi o quão a redação era importante para mim e para todos aqueles que desejavam ingressar em uma faculdade pública no último ano. Assim, sempre fiz os textos que eram propostos. No entanto, foi no Terceiro Ano que me dediquei com mais força e empenho. E, por livre e espontânea vontade, cheguei a fazer 3 redações por semana e procurava estar por dentro das notícias do cotidiano, assistindo aos jornais e lendo as revistas. Além disso, quando recebia algum tema para começar a escrever, destacava apenas a proposta e dava uma analisada nos textos motivadores (não tinha costume de lê-los palavra por palavra, porque às vezes me deixava confusa). Por fim, eu escrevia tópicos no canto da folha para não me esquecer de colocar na redação sobre citações de filósofos, leis, dados e exemplos reais que mostrariam o meu conhecimento de mundo.

No momento da prova: Ao receber o meu caderno de questões, a primeira coisa que eu fiz foi ver a proposta e fiquei muito feliz, pois já tinha feito uma redação com um tema parecido, ou seja, ficou muito mais fácil de escrever. Confesso não ter lido os textos motivadores, mas dei uma pequena analisada para ter certeza do que iria escrever e grifei as partes mais importantes. Depois, comecei anotar citações de filósofos, medidas governamentais e exemplos de casos sobre a intolerância religiosa no Brasil que poderiam ser encaixados no meu texto. E assim, redigi e passei a limpo logo após ter feito o rascunho em 1 hora e 10 minutos.

Recadinho para quem vai fazer o ENEM A vocês, desejo um ano maravilhoso com muitas amizades e se esforcem ao máximo para, no final, conseguirem atingir aos seus objetivos com facilidade e com "gostinho" de dever cumprido. Acreditem, vale a pena!

Rua Joaquim Carlos dos Santos, 793
Bairro Nossa Senhora de Fátima
Patrocínio-MG
Abril/2024

+ Adicionar
Qual área você mais gostou em nosso site?
Blogs
Mural de Recados

Todos direitos reservados - © Copyright 2010
Permitido a cópia desde que citado a fonte.